A Uber (AndroidiOS) anunciou a ampliação nacional da ferramenta de gravação de vídeo feita no próprio aplicativo do motorista, nesta terça-feira, 16. O projeto está em andamento desde outubro de 2022 em algumas cidades do Brasil, e agora o app de transporte vai estender  a opção para todo o território nacional nas próximas semanas. Os condutores parceiros que têm smartphones com o sistema iOS e Android podem participar.

A iniciativa estava em fase piloto nas seguintes cidades: Manaus/AM, Curitiba/PR, Recife/PE, São José dos Campos/SP, João Pessoa/PB, Campinas/SP, Santos/SP, Petrópolis/RJ, Itajaí/SC e Goiânia/GO, além de algumas cidades nos Estados Unidos.

O aplicativo já tem a possibilidade de gravação de áudio e a alternativa do motorista cadastrar uma câmera veicular. No entanto, o objetivo com a nova opção de gravar uma viagem é que, hoje em dia, as câmeras tradicionais podem exigir uma configuração complexa e ter um alto custo. Por isso, a empresa passou a explorar a possibilidade de gravação usando o app da Uber, que utiliza a câmera selfie do smartphone de forma gratuita.

Para ativar o funcionamento no aplicativo da Uber, é necessário habilitar o recurso para utilizar a câmera frontal do celular, sendo opcional para o motorista. O início da gravação de vídeo e áudio começa um pouco antes do ponto de embarque, continua durante o trajeto e para 20 segundos depois que a viagem for concluída. Ela permanece disponível no aparelho do parceiro por um período de sete dias após a viagem, sendo apagada após esse tempo se nenhum reporte de incidente ocorrer.

A filmagem permanece criptografada no dispositivo, sem que ninguém possa acessá-la diretamente – nem a Uber e nem o próprio motorista, que não possui a chave da criptografia. O usuário, dessa maneira, é informado que sua viagem será gravada antes de embarcar, tendo liberdade para cancelar a viagem e solicitar outro carro, se preferir. O acesso é realizado mediante uma reclamação de incidente de segurança no app. Se o motorista abrir uma solicitação, ele terá a opção de adicionar o arquivo com o vídeo em questão. Assim, somente a Uber – que tem a chave da criptografia – terá acesso aos registros.