A Uber (Android, iOS) lança nesta segunda-feira, 10, o U-Áudio, serviço que permite que usuários e motoristas gravem áudios durante as viagens dentro da plataforma e usem o arquivo para reportar à empresa de aplicativo de transporte qualquer acontecimento em que tenham se sentido desconfortáveis. A solução está disponível em cinco cidades: Campo Grande, Salvador, São Luís, Sorocaba e Uberlândia.

A ferramenta pode ser acessada por meio dos recursos de segurança que aparecem no aplicativo durante uma viagem. Depois que a viagem se encerra ou ao acessar o histórico de viagens, tanto o usuário quanto o motorista terão a opção de relatar o incidente de segurança e anexar o arquivo de gravação de áudio. De acordo com a Uber, o áudio fica criptografado e armazenado diretamente no dispositivo de quem fez a gravação e a empresa tem acesso somente se o motorista ou o usuário escolherem compartilhar o arquivo como parte do relato.

Caso quem tenha feito a gravação decida por compartilhar com a empresa o áudio, ele será enviado aos agentes de atendimento ao cliente da Uber. Ele será usado para ajudar a entender melhor o relato do incidente e tomar as medidas apropriadas. Ou seja, uma gravação pode apoiar os responsáveis pelo atendimento na decisão de desativação do motorista ou usuário, de acordo com o Código de Conduta da Uber.

O arquivo também poderá ser usado para ajudar em investigações ou ser compartilhado com as autoridades, de acordo com o devido processo legal. Segundo a Uber, todos os usuários e motoristas receberão um aviso informando que o U-Áudio está disponível e que eles podem estar sujeitos à gravação de áudio. Somente a empresa tem a chave para descriptografar o arquivo e isto somente pode ser feito após a denúncia, com o envio do áudio. A gravação não pode ser ouvida no dispositivo do usuário ou motorista, nem compartilhada com terceiros, apenas com a Uber.