A Apple é a marca mais valiosa do mundo, pelo segundo ano consecutivo, de acordo com o relatório Kantar BrandZ Most Valuable Global Brands 2023, divulgado nesta sexta-feira, 16. A Google e a Microsoft são as outras duas empresas mais valiosas, em um ranking dominado pelo mercado de tecnologia.

Segundo a pesquisa, a Apple conseguiu se manter resiliente mesmo com condições de mercado desafiadoras, colocando altos preços para dispositivos premium, que possuem percepção positiva. Ela alcançou uma valoração de marca de US$ 880,4 bilhões. A Microsoft, por sua vez, ultrapassou a Amazon, que caiu para a quarta posição.

No geral, as marcas de tecnologia novamente são as mais presentes entre as 100 empresas mais valiosas. Muitas empresas do setor de telecomunicações e do mercado móvel também estão bem posicionadas.

Apesar de ter perdido relevância entre as redes sociais nos últimos anos, o Facebook garantiu o 12º lugar, enquanto o Instagram ficou em 29º. O ranking conta com as operadoras americanas AT&T (15º), Verizon (16º), a inglesa Vodafone (63º), e outras empresas de telecom, como a alemã Telekom/T-Mobile (26º), China Mobile (73º) e Siemens (77º). TikTok (41º) entrou pela primeira vez na lista, na qual figuram também Qualcomm (32º), Huawei (58º), Samsung (54º) e Uber (96º).

O valor de marca total das 100 principais empresas do mundo agora é de US$ 6,9 trilhões, em 2023. Apesar de uma queda de 20% em relação a 2022, esse montante cresceu 47% em comparação com o nível pré-pandemia, em 2019.

Segundo a Kantar BrandZ, apesar da redução no valor agregado, os resultados de 2023 mostram uma continuação da tendência de crescimento de longo prazo das marcas, que teve início depois da crise financeira global de 2008, perdurando até o início da pandemia em 2020. Mesmo com a volatilidade do mercado, que sofreu o impacto da macroeconomia global, a visão dos consumidores sobre as marcas se manteve estável e as marcas mais valiosas do mundo continuam bem vistas.