A Apple se tornou a segunda marca mais valiosa do mundo, atrás apenas da Coca-cola. Em um ano, a marca da fabricante do iPhone se valorizou 129%, avaliada agora em US$ 75,568 bilhões, de acordo com levantamento anual feito pela consultoria Interbrand. No ano passado, a Apple ocupava o oitavo lugar e estava atrás do Google, da Microsoft, da Intel e da IBM. A valorização da Apple foi a maior dentre as 100 maiores marcas no ranking da Interbrand. O sucesso do iPhone 5 e os resultados financeiros positivos da Apple contribuíram para esse crescimento, informa a Interbrand.

IBM, Google e Microsoft ocupam o terceiro, o quarto e o quinto lugares, com marcas avaliadas em US$ 75,532 bilhões, US$ 69,726 bilhões e US$ 57,853 bilhões, respectivamente. Merece destaque a entrada da Samsung na lista das dez mais valiosas. A fabricante sul-coreana de smartphones, que ocupava a 17ª posição no ano passado, agora subiu para o nono lugar, após uma valorização de 40% em sua marca, avaliada em US$ 32,893 bilhões.

Entre os critérios de avaliação usados pela Interbrand estão: o desempenho financeiro dos produtos e serviços da marca; o papel que a marca desempenha ao influenciar a escolha do consumidor; o poder da marca em manter um preço premium e garantir lucros para a sua companhia.