A Zenvia teve um prejuízo líquido de R$ 14,1 milhões no segundo trimestre deste ano. Foi um resultado financeiro melhor que aquele no mesmo período do ano passado, quando o prejuízo havia sido de R$ 32 milhões. No acumulado do primeiro semestre o prejuízo diminuiu de R$ 53 milhões para R$ 17,8 milhões, na comparação com o mesmo período de 2022.

A base de clientes ativos caiu 9,1% em um ano, de 14,7 mil para 13,4 mil. A Zenvia conta como cliente ativo cada empresa (CNPJ) que tenha gerado qualquer valor de receita nos últimos três meses.

A receita, por sua vez, caiu 5,4% na comparação anual entre trimestres, de R$ 203,9 milhões para R$ 192,9 milhões. Em compensação, o lucro bruto aumentou 7,7%, passando de R$ 66 milhões para R$ 71,1 milhões. E a margem bruta passou de 32,4% para 36,9%. O Ebitda, que havia sido negativo em R$ 15,3 milhões no segundo trimestre de 2022, agora foi positivo em R$ 15,2 milhões.

Em comunicado à imprensa, os executivos da Zenvia destacam que os negócios de SaaS seguem impactados pelo ambiente econômico, principalmente no segmento de grandes corporações, cujo ciclo de vendas é mais longo. Por outro lado, houve melhora nas vendas de CPaaS, cujas margens aumentaram e o cenário competitivo se mostrou mais favorável.