Ilustração: Cecília Marins

Como parte da fase de pesquisa de dois anos do projeto do euro digital, o Banco Central Europeu (BCE) irá colaborar com cinco companhias para desenvolver potenciais interfaces de usuário. O objetivo dos protótipos, que devem ser iniciados em setembro de 2022 e concluídos até o fim do ano, é testar como eles se integram à tecnologia por trás do euro digital.

Cada companhia vai focar em um caso de uso específico da moeda. O banco espanhol CaixaBank vai testar pagamentos online peer-to-peer; já a empresa francesa de serviços de pagamento Worldline, os pagamentos offline desse tipo.

A European Payment Initiative (EPI) fará um protótipo para pagamentos no ponto de venda iniciados pelo pagador. O banco italiano Nexi, especializado em sistemas de pagamentos, fará testes daqueles iniciados pelo beneficiário.

A Amazon também foi uma das empresas selecionadas para a pesquisa. O seu protótipo vai testar pagamentos de comércio eletrônico com o euro digital, cuja fase de investigação se iniciou em julho de 2021.

As transações simuladas serão iniciadas usando os protótipos front-end desenvolvidos pelas companhias. No back-end, serão processadas pela interface e infraestrutura do Eurosistema, autoridade responsável pela política monetária da Zona do Euro.

Não há planos para utilização dos protótipos criados nas fases subsequentes do projeto do euro digital. As empresas foram escolhidas a partir de 54 candidatas. As cinco foram selecionadas por se adequarem melhor aos recursos específicos necessários para cada caso de uso. Os resultados dos testes devem sair no primeiro trimestre de 2023.