O número de empresas que utilizam inteligência artificial generativa aumentou de 4% – número registrado no mês de março deste ano – para 10% em setembro de 2023, aponta pesquisa realizada pelo Gartner. Em relação a companhias que estão em fase de testes da tecnologia nas empresas, o percentual subiu de 15% para 45% no mesmo período mencionado. A pesquisa foi realizada com mais de 1,4 mil líderes de forma online com participantes de um webinar do Gartner sobre custos e riscos empresariais.

Sobre os investimentos em IA generativa, os CEOs acreditam que os benefícios da tecnologia podem superar os riscos (78%), atingindo uma porcentagem com 10 pontos percentuais acima do que a pesquisa anterior (68%), feita em março.

A pesquisa também constatou que as corporações estão investindo cada vez mais em IA generativa para diversas funções empresariais (45%). Por área, as iniciativas de crescimento são o maior foco empresarial para investimento, representando 30% dos entrevistados, enquanto a otimização de custos e experiência/retenção de clientes estão logo em seguida, com 26% e 24%, respectivamente.