Ilustração: Cecília Marins

O pagamento via Pix nas máquinas da adquirente Rede, do Itaú, registrou aumento de 70% em valor transacionado – considerando aquelas realizadas por clientes pessoa física (CPF) para pessoa jurídica (CNPJ) – e de 124% na quantidade de transações no terceiro trimestre de 2022 na comparação com o mesmo período de 2021.

Os dados da pesquisa Análise do Comportamento de Consumo – estudo do Itaú Unibanco e da Rede que traz os dados relativos ao período – foram apresentados nesta quarta-feira, 16. O report mostra ainda que o share do pagamento por aproximação (21%) na Rede está na terceira posição, sendo o cartão de crédito (51%) em primeiro, seguido do cartão de débito (27%). No entanto, ao retratar os valores no Banco Itaú como um todo, o Pix (21%) passa o débito (18%), sendo o crédito (61%) ainda a modalidade mais importante.

Cartão virtual

Itaú

Outro ponto avaliado pelo estudo está na relação entre o aumento do uso de cartões virtuais e a redução das contestações de compras com esse meio de pagamento. Houve um incremento de 77% do uso do cartão virtual na comparação com janeiro de 2022. No entanto, no mesmo período, registrou-se uma redução de 21% na quantidade de contestações de compras. Moisés Nascimento, chief data officer do Itaú, atribui a dois motivos o ocorrido: o primeiro deles foi a intensa campanha publicitária para o aumento do uso dos meios de pagamentos digitais iniciada em junho deste ano e o segundo fator seria uma maior atenção por parte dos clientes.

Vale dizer que a quantidade de transações com cartão virtual cresceu 188% ano contra ano, e 22% na comparação com o segundo trimestre de 2022.

Varejo e online

Itaú

O uso da adquirente Rede no varejo registrou aumento de 17% no valor transacionado e 14% no volume de transações na comparação entre 3T22 e 3T21. Ao comparar com 2020, o valor aumenta em 47% e, ante 2019, o incremento é de 52%.

As compras no varejo físico representaram 76% do volume em faturamento no 3º trimestre de 2022, enquanto o online ficou com 24%. No ambiente físico, os gastos no período aumentaram 13% em comparação ao terceiro tri de 2021 e 1% em relação ao trimestre anterior (2T22).

O valor gasto nas compras online segue liderando o crescimento, com avanço de 31% no período analisado em relação ao trimestre anterior (o acréscimo foi de 5% na comparação com 2T22). Na comparação com o terceiro trimestre de 2020 e 2019, o e-commerce teve faturamento 76% e 121% maior, respectivamente.

NFC nas viagens

O estudo do Itaú Unibanco também verificou um aumento do uso do pagamento sem contato durante as viagens de usuários de cartões do banco, um indicativo de que as pessoas voltaram a viajar para o exterior. A quantidade de transações registrou incremento de 663% na comparação ano contra ano, e um aumento de valor transacionado de 675% no mesmo período.

Figurinhas

Uma curiosidade do estudo é o incremento de 73% nas transações feitas nas bancas de jornais e um aumento de 99% em valor transacionado. “Uma de nossas hipóteses é a chegada do álbum de figurinhas da Copa do Mundo do Catar”, avalia Nascimento.