A Apple confirmou nesta quinta-feira, 16, que adotará em seus dispositivos móveis o RCS como padrão de mensageria ao lado do Mensagens (antigo iMessage) em 2024. A informação foi publicada pelo site 9to5 Mac que recebeu um posicionamento da empresa confirmando a adesão ao padrão de mensageria da GSMA.

Em nota, a Apple informou que adicionará o “RCS Universal Profile” (padrão da GSMA) no próximo ano, pois acredita que a tecnologia oferece melhor experiência de interoperabilidade quando comparado com SMS ou MMS. Por sua vez, o gerente de desenvolvimento de negócio do RCS no Google, Tim Atkinson, escreveu em seu perfil no Linkedin: “Nós estávamos esperando há um longo tempo, mas é ótimo ver que a Apple vai oferecer o RCS em 2024”.

A entrada da Apple no RCS era vista pelo mercado como uma das principais barreiras para este serviço de mensageria crescer no mercado internacional. Até então, o Google era o único grande player de sistemas operacionais que incentivava o uso do RCS via seu app de mensagens no Android, além de ter estreitado nos últimos dois anos o relacionamento com brokers de mensageria e operadoras de telefonia, inclusive emplacando os valores do RCS básico no mesmo patamar do SMS.

Em handsets, a Samsung é a outra empresa que tenta escalar o uso desse mensageiro também por meio de seu aplicativo de mensagens. Apenas no ecossistema Android-Samsung, a GSMA estima que há 421 milhões de usuários globais ativos e 1,2 bilhão de dispositivos no mundo que estão aptos a receber esse tipo de mensagem.

Vale lembrar, o diferencial do RCS em relação ao SMS é a possibilidade de enviar mensagens com conteúdo multimídia enriquecido (vídeo, fotos, GIFs, emojis) e poder ter um fluxo de conversa em uma única janela, igual aos aplicativos mais robustos de mensageria como WhatsApp e Instagram. Outra vantagem é que no RCS aparece o selo de verificação da marca que envia a mensagem, garantindo sua autenticidade, o que evita fraudes e aumenta a conversão. Além disso, no RCS as marcas podem acompanhar não apenas a entrega das mensagens, mas a taxa de leitura, o que não é possível no SMS.

Mobile Time procurou a Apple no Brasil para entender mais sobre o cronograma de adesão ao RCS, mas a empresa não retornou.

Análise

Coincidem com essa decisão as mudanças na regulação da União Europeia para que o Mensagens da Apple seja classificado como gatekeeper e passe a trocar mensagens com outros aplicativos. Essa mudança teria como base o Ato de Mercados Digitais (DMA) que classificou Apple, Amazon, ByteDance, Google, Meta, Microsoft e Samsung em 6 de setembro deste ano como gatekeepers. Nesta mesma data, a União Europeia afirmou que estava investigando a possibilidade de o Mensagens ser definido ou não como gatekeeper.

Com a adesão sobre o RCS, a Apple poderia dizer ao regulador europeu que tem uma alternativa para troca de mensagens com os demais ecossistemas do mercado, em paralelo ao Mensagens, que hoje é fechado para usuários da Apple.

Vale dizer, a averiguação ainda está em curso e deve terminar em fevereiro de 2025.