O Google atualizou seu serviço de Rich Communication Services (RCS) nesta semana para o serviço de mensageria ter ativo criptografia de ponta a ponta por padrão (by default, no jargão em inglês) no aplicativo Mensagens (Android). De acordo com publicação oficial na comunidade de mensageria do Google, a mudança vale também para comunicações entre pessoas ou em grupos.

“Para garantir que mais pessoas possam se beneficiar dessa camada de segurança, RCS vai colocar (criptografia) by default para usuários novos e antigos – exceto se a pessoa já tiver desligado o RCS do app de mensagens do Google”, informou a companhia, ao lembrar que o usuário pode ligar e desligar o RCS a qualquer momento.

Como funciona

Para habilitar o RCS, o usuário deve abrir o aplicativo Mensagens, selecionar “começar”, “próximo” e “confirmar”. Para desabilitar as conversas de RCS no app, selecione “configurações”, depois “Chat RCS” e por fim “ativar/desativar” na opção “chat RCS”.

Entenda

O RCS é um padrão de mensageria móvel difundido pela GSMA que é visto como uma evolução do SMS e MMS. Funciona atualmente em dispositivos Android por meio dos apps Mensagens do Google e do Mensagens em handsets da Samsung. Os apps são os mesmos que os usuários de aparelhos Android e Samsung usam para receber e trocar torpedos SMS e MMS.

A tecnologia está começando a ser apresentada com um forte apelo para mundo corporativo, por meio do RCS Business Messaging, o serviço de RCS corporativo do Google. Um exemplo foi a aposta de liberar o RCS básico no Brasil. Casos recentes envolvem empresas como a Infobip, Yup Chat e a Pontaltech.

Em recente participação no Super Bots Experience 2023, Kaio Marin, GTM lead Latam Google Messages RCS no Google Brasil, lembrou que a companhia informou recentemente que o RCS tem 800 milhões de usuários ativos no mundo e deve chegar ao primeiro bilhão de usuários até o final de 2023.