| Publicada no Teletime | A Conexis Brasil Digital (antigo SindiTelebrasil), entidade que reúne as grandes operadoras de telecomunicações, e o Banco Central fecharam parceria para que usuários de serviços de telecomunicações possam pagar faturas dos serviços usando o meio de pagamento eletrônico Pix.

Será utilizada a modalidade do Pix Cobrança, cujo lançamento para o mercado está previsto para março do ano que vem. Atualmente o Pix já é utilizado por operadoras para recarga de pré-pagos, entre outras formas de pagamento de seus serviços. A proposta, diz a Conexis Digital, é possibilitar uma implantação mais rápida dessa nova modalidade de pagamentos no setor de telecomunicações com benefícios tanto para os usuários dos serviços quanto para as operadoras.

“Já que o Pix tem como grande vantagem ser instantâneo e substituir as transações em dinheiro, o Pix Cobrança permitirá também a substituição dos atuais boletos bancários por uma solução que agregará todas as características dos atuais boletos com as vantagens de velocidade, comodidade e segurança do Pix”, diz Marcos Ferrari, presidente-executivo da Conexis Brasil Digital.

Segundo a Conexis, partir da assinatura do acordo será criado um grupo de trabalho com integrantes do setor e do Banco Central, para estudar a melhor forma de implementar o novo Pix Cobrança nas faturas de serviços pós-pagos das empresas de telecomunicações. Essas faturas se diferenciam das utilizadas em outros serviços por também serem consideradas como documento fiscal e por possuírem diversas características reguladas e específicas para o setor.