O diretor do Banco Central João Manoel Pinho de Mello anunciou nesta quinta-feira, 28, os novos produtos do Pix previstos para 2021. As novidades são: Conta-Salário; incorporação da lista de contatos do celular para o Pix; devolução de recursos em caso de fraude; Saque Pix (que permitirá sacar dinheiro em estabelecimentos comerciais); Pix por aproximação e Iniciador de Pagamentos Pix (quaisquer instituições poderão atuar como intermediadoras de transações). No segundo semestre, o BC pretende lançar o Pix Garantido (para parcelamento de transações) e o Pix Débito Automático (para pagamentos recorrentes, como assinaturas).

O anúncio foi feito na 12ª Reunião Plenária do Fórum Pix, a primeira após o início do funcionamento do sistema de pagamentos instantâneos. Na abertura, Mello afirmou que o Pix vem crescendo semana a semana, firmando-se como uma alternativa de pagamentos ao uso do dinheiro em espécie. “A quantidade de Pix em janeiro já ultrapassou a quantidade de Teds e Docs somados, em pouco mais de dois meses em operação plena”, disse.

O BC aproveitou para celebrar a assinatura de um termo de cooperação com a Conexis Brasil Digital, entidade que reúne as grandes operadoras de telecomunicações. A parceria, que já foi anunciada em dezembro de 2020, trata de uma cooperação entre as duas instituições. O BC disponibilizará sua equipe técnica para as operadoras colocarem em funcionamento o Pix Cobrança, modalidade de pagamento de faturas de celular e de recarga. “Este sistema vai reduzir os custos das operadoras e facilitar a vida do consumidor”, afirmou Marcos Ferrari, presidente da Conexis.