Ellume Covid-19 Home Test; FDA

Ellume Covid-19 Home Test. Foto: Divulgação

Na última terça-feira (15), o FDA – órgão da administração pública dos Estados Unidos que legisla sobre alimentos e medicamentos – emitiu uma autorização de uso de emergência no país para o primeiro teste de diagnóstico totalmente domiciliar (OTC, na sigla em inglês) para Covid-19. O Ellume Covid-19 Home Test é um teste rápido de antígeno de fluxo lateral – tipo de teste que executa uma amostra líquida ao longo de uma superfície com moléculas reativas. Ele é capaz de detectar fragmentos de proteínas do vírus SARS-CoV-2 de uma amostra de swab nasal de qualquer indivíduo a partir de dois anos de idade.

A desenvolvedora do kit caseiro, a Ellume healthtech, é uma empresa australiana de diagnósticos digitais. Seu kit é descartável e é acompanhado por um aplicativo, o Ellume Covid-19 Home Test (Android, iOS), que deve ser instalado no smartphone do usuário. O app se conecta com o kit por meio de Bluetooth e, a partir daí, orienta o usuário durante o processo de teste. O resultado aparece no celular entre 15 e 20 minutos depois.

O kit de teste doméstico Ellume Covid-19 vem com um cotonete nasal estéril com um adaptador infantil, fluido de processamento, um conta-gotas e um analisador de amostra conectado por Bluetooth. Os usuários são instruídos a baixar o aplicativo Ellume Covid-19 Home Test (Android, iOS). Nele, há também um guia sobre como conectar o app ao analisador, bem como um vídeo sobre como coletar uma amostra e conduzir o diagnóstico.

A agência norte-americana alertou sobre o risco de um resultado falso. Durante simulações realizadas com 198 indivíduos, o teste demonstrou identificar corretamente 96% das amostras positivas e 100% das amostras negativas entre aqueles com sintomas de Covid-19, mas seu desempenho caiu para 91% das amostras positivas e 96% de amostras negativas de indivíduos assintomáticos.

Habilitado apenas nos Estados Unidos, o aplicativo exige que os usuários registrem seu CEP e a data de nascimento para que os resultados possam ser relatados automaticamente às autoridades de saúde pública de acordo com os requisitos locais, estaduais e federais. Os resultados também podem ser compartilhados com profissionais de saúde, empregadores e educadores, de acordo com a Ellume.

A empresa australiana pretende produzir mais de 3 milhões de testes em janeiro de 2021.