O rumor de que o governo brasileiro poderia proibir o uso de equipamentos de fornecedores chineses no 5G foi abordado durante a coletiva de fim de ano da TIM, nesta quarta-feira, 20. O CTIO da operadora, Leonardo Capdeville, lembrou que as redes de telecomunicações do Brasil, tanto móveis quanto de banda larga fixa, usam equipamentos oriundos da China há muito tempo e nunca tiveram problemas.

Leonardo Capdeville, CTIO da TIM, durante a videoconferência de fim de ano da operadora com a imprensa

“Usamos equipamentos chineses há 20 anos e não tem histórico que comprove qualquer problema de vazamento de informação ou de performance”, disse Capdeville. “Na época da Copa do Mundo queriam saber se haveria apagão das teles, mas não teve. E também não teve apagão nas Olimpíadas e nem agora com a Covid”, relembrou. 

O executivo argumentou também que seria extremamente custoso para as operadoras substituir os equipamentos chineses presentes nas redes atuais e que esse gasto prejudicaria os investimentos em novas tecnologias, como o 5G. “Se tivermos que refazer o que temos hoje, vai faltar recurso para a gente avançar”, alertou.