A TIM iniciou nesta sexta-feira, 11, a degustação da tecnologia 5G em lojas da operadora. Utilizando equipamentos da Ericsson e o smartphone LG V50, da fabricante LG, a experimentação já está disponível na unidade comercial do Shopping Ibirapuera, em São Paulo. Em breve, dez lojas em outros estados devem contar com a opção.

Os testes ocorrem em rede comercial instalada mediante licença específica da Anatel e também contam com participação da Intel, que fornece um kit de realidade virtual para a experiência. No Shopping Ibirapuera, a previsão é que a degustação do 5G ocorra até o mês de dezembro.

A TIM destaca que já está realizando experimentações da rede de quinta geração em instituições e eventos acadêmicos há alguns meses: a empresa já conta com dois Living Labs – um em Florianópolis e outro em Santa Rita do Sapucaí (MG) – para estudo e aprimoramento de soluções que serão potencializadas pelo 5G. Ainda em outubro, a companhia deve inaugurar mais um projeto piloto, desta vez Campina Grande (PB). A ativação de uma rede experimental para as startups do Cubo Itaú também foi anunciada pela empresa.