A Skyone pretende criar em 2026 um marketplace de agentes de inteligência artificial para serem oferecidos ao mercado a partir de sua plataforma Skyone Studio, lançada neste ano para facilitar a integração de dados e utilização destes na construção de agentes corporativos do zero. Em conversa recente com Mobile Time, Roberto Arruda, CRO da companhia, explicou que a loja de agentes terá como objetivo oferecer opções para clientes com alguma necessidade específica e que precisam de decisão sobre consumo e uso de inteligência artificial. Esses agentes serão feitos por seus parceiros de software (ISVs).
“A nossa missão é simplificar esse processo (de adoção da IA agêntica). O marketplace vai surgir com esse objetivo de simplificar o consumo dos agentes de inteligência artificial”, disse Arruda. “Quanto mais o cliente identificar suas oportunidades de eficiência com os agentes de inteligência artificial – adequados para aquele negócio – melhor, pois, no final das contas isto gera vantagem competitiva para ele”, completou.
De acordo com o CRO, a ideia é que o marketplace seja apresentado no começo do próximo ano e que os ISVs comecem a alimentá-lo com agentes a partir do segundo semestre. Mas o executivo reforçou que a companhia tem uma gama ampla de agentes de prateleira para oferecer ao seu público.
Criada em 2013, a Skyone é uma empresa que se baseia em IA e dados para simplificar trabalhos corporativos. Com faturamento anual de R$ 400 milhões, a companhia tem 25 mil clientes de grande porte que recebem suas soluções por meio de 400 ISVs. Arruda reforça que a relação com esses parceiros é vital, uma vez que eles conhecem as necessidades dos clientes.
Skyone Studio no centro
Neste mês de dezembro, a Skyone recebeu um aporte da Advent International. O objetivo é alavancar o Skyone Studio. O valor não foi divulgado.
Desenvolvido para trazer segurança ao cliente na adoção de agentes, a plataforma funciona como um iPaaS:
- Esse iPaaS integra os dados da empresa;
- Na próxima fase, os dados passam por um motor com memória vetorial, proprietário da Skyone, e cria guardrails e velocidade de resposta;
- A última etapa é a criação de agentes de IA com low-code e liberdade para escolher o grande modelo de linguagem que melhor convém para a aplicação (Llama, Gemini, GPT, Mistral ou DeepSeek).
Como resultado, os funcionários de empresas podem conversar com os agentes (por voz ou texto), extrair dados ou automatizar tarefas. Arruda explicou que o Studio foi feito para ser adotado em companhias de todos os portes, em especial aquelas que não têm grandes departamentos de TI, mas pretendem usar a área de negócios para desenvolver em IA.
Casos de uso e próximos passos
Um exemplo de uso é o Laboratório Cristália. A farmacêutica criou a agente ‘Cristal’ para ajudar os representantes de vendas para conversar com os dados via WhatsApp. Neste diálogo que pode ser feito por voz, o vendedor pode perguntar quais clientes ainda não visitou, que tipo de produto um cliente mais consome, qual ele ainda não comprou naquele mês e receber sugestões.
Outro caso de uso é a CopaStur. De 100 oportunidades de IA observadas, a agência de turismo criou um plano de desenvolvimento de 37 agentes. O primeiro deles já está no ar: um agente de conciliação. Mas a companhia quer que as áreas de negócios criem seus agentes por conta própria.
Arruda confirmou que há conversas com operadoras de telefonia para que testem o Skyone Studio, uma vez que algumas dessas empresas usam a outra solução do grupo, o Skyone AutoSky, um software de migração e orquestração de aplicações na nuvem. Imagina que podem avançar em soluções para grandes operadoras ou de pequeno porte com agentes para substituir URA de atendimento.
Também reforçou que a plataforma não se limita ao Brasil, inclusive tem apresentado a solução para executivos nos Estados Unidos, Espanha e Chile.
