O Índice Qualcomm da Sociedade da Inovação (QuISI), encomendado pela fornecedora de chipsets à Convergencia Research e divulgado nessa segunda, 17, trouxe alguns dados interessantes sobre o uso de smartphones pelos brasileiros. Com base em dados de junho de 2013, o QuISI estima que o Brasil tinha 47,8 milhões de smartphones, o que representava uma penetração de 24% sobre a população total do País. E dos usuários de smartphones, 78% usam mensagens instantâneas; 64%, multimídia online; 25% jogam online em seus handsets; 25% usam serviços bancários móveis e 11% compraram algo nos últimos três meses usando o celular.

Chama a atenção o dado de que 65% desses usuários fazem downloads de aplicativos e que 76% dos apps baixados são internacionais e apenas 15% têm conteúdo local – 9% não souberam identificar a origem dos aplicativos que baixa. Esses apps locais baixados são majoritariamente aplicativos de bancos e de entretenimento, como cinema, teatro, esporte e livros.

O brasileiro também prefere os apps gratuitos. Do total baixado, apenas 7% são aplicativos pagos, com preço mais frequente de R$ 3.

Os apps mais baixados no Brasil são jogos (19%), de mensagens instantâneas (17%), e de vídeo, fotografia e televisão (12%). Os três aplicativos mais mencionados são de redes sociais e mensagens instantâneas: Whatsapp (30%), Facebook (22%) e Instagram (11%).

Migração

O QuISI identificou também que 70% dos usuários de feature phones pesquisados disseram que, ao trocar de telefone, eles deverão optar por um smartphone. Dos 30% que não trocariam por um smartphone, 60% indicaram falta de interesse e apenas 22% apontaram o preço como razão.