Uma pesquisa internacional realizada pelo MEF em parceria com a AVG revela que 65% dos usuários de mídia móvel não se sentem confortáveis em compartilhar suas informações pessoais com apps. Os índices são mais altos em mercados maduros como Reino Unido (79%) e EUA (76%). A pesquisa entrevistou 10 mil usuários de mídia móvel em 13 países, incluindo o Brasil. A grande maioria dos entrevistados não age para proteger a própria privacidade: apenas 24% disseram que leem os longos documentos com os termos de serviços de apps.

A transparência por parte dos apps continua sendo considerada importante pelos consumidores, mas registrou uma queda em comparação com a mesma pesquisa do ano passado. 42% dos entrevistados disseram considerar extremamente importante saber se um app está coletando e compartilhando seus dados. Esse percentual fora de 49% na pesquisa do ano anterior.

Quanto à segurança, 65% afirmaram estar cientes da existência de códigos maliciosos para smartphones. Dentre eles, 74% disseram que esse conhecimento os faz mais cautelosos quanto ao download de novos apps. Os grupos mais preocupados com segurança são as mulheres (80%), os maiores de 35 anos (81%) e os que mais gastam em mobilidade (79%).