Enquanto o dono do X (ex-Twitter), Elon Musk, compra uma briga pública com o Supremo Tribunal Federal (STF) brasileiro, o presidente do Google no Brasil, Fabio Coelho, destacou a postura politicamente neutra da sua empresa, durante o Web Summit Rio, nesta quarta-feira, 17, no Rio de Janeiro.

“Somos apolíticos e apartidários. Qualquer empresa que se propõe a ter uma plataforma precisa ser assim”, cutucou o executivo durante entrevista no palco do evento.

Coelho concorda, contudo, que liberdade de expressão tem limite, e que as plataformas precisam estar atentas e valorizar o conteúdo de qualidade. “Cidadania pressupõe liberdade de expressão, mas liberdade de expressão não inclui racismo, crime de ódio e homofobia. A Internet não é um espaço em que vale qualquer coisa”, comentou, sendo aplaudido pela plateia.

O presidente do Google reforçou que fake news precisam, sim, ser removidas, e que para isso é importante trabalhar com empresas de checagem de fatos e valorizar o jornalismo profissional. Lembrou também da responsabilidade dos cidadãos, que devem tomar cuidado com o que compartilham. E deixou claro que o Google sempre vai cumprir quaisquer decisões do STF: “Ordens que vêm da Suprema Corte precisam ser cumpridas”.