A pesquisa C6 Bank/Ipec revela que 57% dos entrevistados possuem contas em bancos digitais. Dentro deste grupo, 47% também possuem contas em instituições tradicionais ao mesmo tempo, enquanto 15% abandonaram de vez os bancos convencionais. Segundo o estudo, 36% dos entrevistados abriram conta em um banco digital depois do início da crise causada pelo novo coronavírus, há pouco mais de um ano. Na classe A, esse percentual é um pouco menor, de 30%. E, entre as pessoas que possuem contas digitais, 78% passaram a usá-las mais durante a pandemia.

Os entrevistados continuam realizando transações – como depósito, saques e pagamentos – em bancos tradicionais (65%), enquanto 31% fazem com os bancos digitais. Mas, segundo o Ipec, ao fazer um recorte por idade, entre as pessoas entre 16 e 24 anos os bancos digitais (51%) já superaram os tradicionais (41%).

Outro ponto visto pelo levantamento foi que 17% dos entrevistados estão há mais de um ano sem entrar numa agência bancária física e outros 11%, há mais de sete meses.

A pesquisa C6 Bank/Ipec foi feita entre os dias 22 e 28 de abril de 2021 com 2 mil brasileiros das classes A, B e C com acesso à Internet. A margem de erro é de 2 pontos percentuais.