O conselheiro da Anatel Carlos Baigorri, relator do edital do 5G, afirmou nesta segunda-feira, 17, que tem notado diversas empresas de redes neutras demonstrando interesse em participar do leilão, seja no lote nacional ou regional. “O modelo de rede neutra tem potencial para atuar sozinho ou para criar consórcios e parcerias. Minha expectativa é que este modelo faça bastante sentido [para o 5G]. Vejo muita movimentação de redes neutras”, afirmou Baigorri durante o evento online “Oportunidades para ISPs em 5G”, organizado por Teletime nesta segunda-feira, 17. “Os proponentes vencedores farão o investimento de forma mais eficiente. Os operadores de rede neutra podem criar uma demanda sem prejuízo por parte dos players”.

O conselheiro ainda elogiou a Huawei, dizendo que “ficou feliz em ver que existem equipamentos da empresa chinesa especificamente desenhados para operadores regionais”. Ele negou que o edital para o leilão de 5G tenha sido elaborado com foco em um grupo de empresas, mas sim mirando promover um ambiente mais competitivo possível, de acordo com a heterogeneidade do mercado. “Temos quatro lotes nacionais e outros regionais. O edital mostra uma janela para todos participarem – e sabemos que há um grande apetite”, completou.

Interior sem IoT

Segundo José Roberto Nogueira, CEO da Brisanet, o papel dos ISPs (Internet Service Providers) será o de interiorizar a banda larga em cidades pequenas e médias, oferecendo acesso direto, mas que não será por FWA (Fixed Wireless Access). “Não acredito que o FWA vá substituir fibra nos próximos anos, uma vez que o acesso e a manutenção da fibra são mais baratos. No início, teremos a banda larga onde há mais demanda. Não vejo nenhuma expressividade de IoT nos próximos 5 ou 6 anos, por conta dos custos”, explicou.

Nogueira chamou a atenção para as necessidades das pequenas cidades, como educação e saúde. “Elas ainda estão na idade da pedra. Numa cidade de 10, 15 mil habitantes, o médico escreve num bloco, nem sabe se o paciente já passou por ali ou não”, descreveu, lembrando que não será possível construir o 5G de um dia para o outro no Nordeste, e que os usuários precisam ter acesso às redes já existentes. “Vamos buscar o roaming em cidades da mesma região nesta fase. Desta forma, vão surgir outras telecoms regionais”, destacou.