Em reunião extraordinária nesta terça-feira, 17, a subcomissão especial que trata do acompanhamento da implantação do 5G no Brasil na Câmara dos Deputados decidiu que vai pedir uma reunião com a Anatel para discutir infraestrutura, conectividade nas escolas, e outros assuntos que consideram pendentes sobre o tema.

O grupo também vai pedir um encontro com representantes da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) para discutir o compartilhamento de postes, além de um encontro com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD/MG), para pedir a aceleração de votação do Projeto de Lei  8518/2017, que disciplina o licenciamento temporário de infraestruturas de telecomunicações, como antenas de telefonia celular em áreas urbanas. 

“Na questão dos postes, temos algumas preocupações sobre valores. Se a Aneel, por exemplo, entender que vai cobrar um valor alto demais, isso pode ser repassado ao consumidor, e queremos evitar isso”, informou a relatora da subcomissão, deputada Perpétua Almeida (PCdoB/AC).

As reuniões da subcomissão devem acontecer antes das audiências públicas, previstas para começar nas próximas duas semanas.