O OpenRAN é um movimento que vem sendo pautado pela iniciativa privada e não existe por parte da Anatel nenhuma intenção de regulamentá-lo neste momento. A afirmação foi feita pelo conselheiro Carlos Baigorri, nesta quinta-feira, 17, durante o e-fórum do portal Convergência Digital, promovido para discutir redes abertas.

“No OpenRAN, há interesses tanto das Big Techs, como das operadoras. Não vejo necessidade de o Estado intervir, uma vez que os incentivos públicos e privados me parecem alinhados. A Anatel pode facilitar e fomentar este modelo, uma vez que só vemos benefícios”, disse Baigorri.

O conselheiro ressaltou que as estimativas de custos e instalação sejam 60% mais baixas com o OpenRAN e que, portanto, a rede aberta é uma grande oportunidade para a indústria nacional. Ele anunciou ainda que a agência vai contratar uma universidade para que pesquisadores da academia, em parceria com técnicos da Anatel, tragam estudos sobre três grandes linhas destas redes: regulatória, econômica e tecnológica.

Outro ponto importante que a agência deverá se debruçar é a questão da segurança cibernética das redes abertas. “O momento é de incentivar – temos mais a ajudar do que querer regular e acabar prejudicando. Estamos abertos e a parceria com a academia confirma essa ideia”, acrescentou.