A Wise (antiga TransferWise) anunciou nesta quinta-feira, 17, a intenção de abrir capital por meio listagem direta na Bolsa de Valores de Londres, Reino Unido. Em vídeo publicado no site da companhia, Kristo Käärmann, CEO e fundador da fintech, afirmou que o momento atual “é o certo” para disponibilizar as ações da companhia no mercado financeiro.

“Estamos prontos para deixar de ser uma companhia privada. Queremos dar a oportunidade para que nossos clientes sejam donos da Wise”, completou. A ideia, segundo o CEO, é garantir uma “transição suave” para o formato aberto. Käärmann ressaltou que a companhia é lucrativa desde 2017 com crescimento de receita de 54% ano a ano (CAGR).

Programa

Batizado de OwnWise, o programa de compra de ações da companhia é apenas para residentes Reino Unido, Europa e Estados Unidos, e que sejam usuários ativos da plataforma de câmbio (cadastrados antes de 21 de maio de 2021 e com pelo menos duas transações nos últimos 12 meses).

O programa também é aberto para funcionários e ex-funcionários da Wise. No máximo, 100 mil pessoas podem aderir ao OwnWise. Se estiver apto, o usuário pode se inscrever no site da iniciativa.  Na data da listagem na bolsa, o investidor deve fazer a aquisição dos papéis. O máximo de investimento por pessoa é de 100 libras.

Neste formato direto, os proprietários de ações da Wise terão direito a voto por dez anos, além de bônus em ações aos consumidores que comprarem e mantiverem o investimento por um ano.

Saúde financeira e operacional

Atualmente, a Wise tem 6 milhões de usuários, que enviam 5 bilhões de libras esterlinas por mês. A média de volume transacionado por usuário no encerramento de seu ano fiscal – terminado em março de 2021 – foi de 9,1 mil libras. A receita da Wise no período foi de 421 milhões de libras. Os gastos operacionais e administrativos somam 217,5 milhões de libras. Por sua vez, o lucro operacional foi de 45 milhões de libras esterlinas e o lucro líquido foi de 24 milhões de libras esterlinas.