A partir da próxima sexta-feira, 21, mais 168 municípios terão a faixa de 3,5 GHz disponível para a implementação do 5G. Na época, o total de cidades que poderão adotar a rede móvel de quinta geração será de 4.302, o que representa 90% da população do Brasil, ou 192,4 milhões de brasileiros.
A liberação da faixa, no entanto, não obriga a instalação do 5G nessas localidades por parte das vencedoras do leilão do 3,5 GHz. A instalação antecipada das estações depende do planejamento de cada prestadora.
Com isso, 18 unidades da federação estão cobertas 100% com o 5G. São elas: Acre, Alagoas, Amazonas, Amapá, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiânia, Maranhão, Paraíba, Paraná, Rio de Janeiro, Rondônia, Roraima, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe, São Paulo e Tocantins.
A decisão do Gaispi (Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz) segue as diretrizes do edital do leilão de 5G e contempla os municípios em que a EAF (Entidade Administradora da Faixa de 3,5 GHz iniciou a migração da recepção do sinal de TV aberta e gratuita para antenas parabólicas na banca C satelital para a banda Ku. Houve ainda a desocupação da faixa por sistemas do Serviço Fixo por Satélite (FSS), com instalação de filtros para a mitigação de interferências.
Vale dizer que, ainda em junho, a EAF completou dois anos instalando antenas e chegou a mais de 3 milhões de kits de recepção de TV aberta na banda Ku.