O Adobe Firefly, hub para a criação de imagens, vídeos e outros tipos de conteúdo desenvolvido por meio de inteligência artificial, chega em versão mobile (Android, iOS).
As aplicações web e móvel do Firefly estão sincronizadas com a conta do Creative Cloud, o que garante a continuidade dos projetos e otimiza os fluxos criativos da concepção à produção, permitindo começar um projeto no app móvel e continuar na web ou nos apps de desktop como Adobe Photoshop e Adobe Premiere Pro. Vale dizer que a aplicação web está em versão beta.
O ecossistema em expansão de modelos de IA generativa da Adobe agora inclui modelos da Ideogram, Luma AI, Pika e Runway, além de modelos de imagem e vídeo da OpenAI, Google e Black Forest Labs.
Os criadores podem gerar imagens e vídeos com prompts de texto (Texto para Imagem, Texto para Vídeo), transformar imagens em vídeos (Imagem para Vídeo), adicionar ou remover objetos (Generative Fill), e ampliar o tamanho das imagens com preenchimento gerado por IA (Generative Expand).
No app, é possível explorar conceitos com os modelos da família Firefly da Adobe, além da geração de imagem da OpenAI e os modelos Imagen 3 e 4 e Veo 2 e 3 do Google. O conteúdo criado no Firefly é sincronizado automaticamente com a conta do Creative Cloud, permitindo começar um projeto no app móvel e continuar na web ou nos apps de desktop como Adobe Photoshop e Adobe Premiere Pro.
É possível, por exemplo, gerar uma imagem no estilo ou composição de uma imagem de referência usando os recursos Style Reference e Structure Reference, editar ativos expandindo imagens ou usando pincéis para remover ou adicionar elementos com Generative Expand, Generative Remove e Generative Fill, experimentar variações usando modelos diferentes e transformar imagens geradas em vídeos — tudo dentro do Firefly.
A ferramenta é também capaz de gerar imagens baseadas em cenas 3D com o recurso Scene to Image (em beta), criar artes vetoriais editáveis e templates de design com prompts de texto e criar efeitos de texto. E, de acordo com a empresa, ainda neste mês será possível gerar avatares e efeitos sonoros a partir de texto e sincronizar clipes de áudio e vídeo usando voz.