[Atualizado às 17h54 do dia 18/06/2025 com informações das lojas de compras dos produtos] A Huawei anunciou a sua volta ao mercado brasileiro de celulares nesta terça-feira, 17.  “Hoje estamos muito felizes e entusiasmados, pois marca o retorno da Huawei no mercado brasileiro de smartphone premium, depois de um longo período”, disse o gerente de produtos da empresa para América Latina, Murillo Marques.

Neste retorno após deixar o mercado em 2020 devido  à dinâmica comercial e geopolítica, a companhia traz dois smartphones que passam a figurar como os mais caros do Brasil:

  • O dobrável de três telas Mate XT | Ultimate Design por R$ 33 mil;
  • E o dobrável de duas telas Mate X6 por R$ 23 mil.

Os dois smartphones desbancam o também dobrável Honor Magic V3, que chegou ao mercado no dia 3 de junho por R$ 20 mil, como os mais caros do mercado nacional.

Focado em uma gama alta de consumo, os devices chegam com a mesma configuração de seu lançamento em 2024:

  • Mate XT – tela de 10,2 polegadas na abertura total; 16 GB de memória RAM; sistema operacional Harmony OS 4.2; câmera frontal de 8 MP; câmera traseira tripla com 50, 12 e 12 MP; câmera frontal de 8 MP; bateria de 5.600 mAh.
  • Mate X6 –  tela de 7,9 polegadas na abertura total; sistema Harmony OS; 12 GB de RAM; 512 GB de espaço; câmera quádrupla de 50, 40, 48 MP e sensor ultra chroma; câmera frontal de 8 MP; bateria de 5.100 mAh.

Nota-se que apesar de não ter o sistema operacional Android, a Huawei oferecerá os apps por meio da sua loja própria, a Huawei Store. Vale lembrar, a companhia teve em maio de 2019 a licença suspensa para o uso do OS móvel do Google, mas a norte-americana recuou depois. Ainda assim, a disputa comercial e a incerteza forçaram a aceleração da estratégia de uso do seu próprio sistema, o Harmony.

Vestíveis e Wi-Fi da Huawei

Huawei

Andy Fang, CEO de devices da fabricante no Brasil (crédito: Henrique Medeiros/Mobile Time)

Completam o portfólio 2025 da companhia três relógios conectados e um roteador mesh com conectividade Wi-Fi 7.

  • O smartwatch Huawei Watch 5 que tem opções de 46 mm e 42 mm, a partir de R$ 4,5 mil;
  • O smartwatch Huawei Watch Fit 4 Pro por R$ 2,5 mil;
  • O relógio Huawei Watch Fit 4 por R$ 1,5 mil;
  • O roteador Wi-Fi Mesh X1 Pro por R$ 1,5 mil.

Os produtos estão disponíveis nas seguintes lojas online: Amazon; TikTok Shop; Shopee; Mercado Livre.

Como parte da estratégia da volta aos handsets, o CEO do grupo de devices da Huawei no Brasil, Andy Fang, confirmou que a companhia deve lançar a sua primeira loja física no Brasil, uma vez que a marca quer trazer “os melhores e as melhores experiências” para seus consumidores. Porém, não revelou o local.

Imagem principal: Murillo Marques, gerente de produtos da Huawei (crédito: Henrique Medeiros/Mobile Time)

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!

E siga o canal do Mobile Time no WhatsApp!