A ElevenLabs, fornecedora de soluções de voz com inteligência artificial, abriu escritório no Brasil, contratou um country manager e firmou sua primeira parceria local, com a Fortics. Trata-se da primeira operação da ElevenLabs na América Latina.

A companhia, fundada por poloneses mas com sede na Inglaterra, também conta com escritórios em outros países da Europa, nos EUA, no Japão e na Índia.

“A ElevenLabs entendeu que existe uma oportunidade no Brasil. Ele é hoje o terceiro país que mais consome IA por áudio na plataforma da ElevenLabs, atrás apenas de EUA e Índia. Mas os EUA são a maior economia do mundo e a Índia tem a maior população”, comenta Brunno Santos, country manager da ElevenLabs no Brasil, em conversa com Mobile Time.

Já foram criadas 4,4 milhões de contas de teste da plataforma da companhia no Brasil, das quais 5,5 mil são pagas. No mundo, a ElevenLabs tem 40 milhões de contas. Em receita, o Brasil é o quinto maior mercado para a empresa.

Portfólio da ElevenLabs

A ElevenLabs oferece diversos serviços relacionados a áudio, desde soluções de text-to-speech (TTS) e speech-to-text (STT), até clonagem e design de voz, passando por dublagem automática e voicebots capazes de conversar em tempo real em uma chamada telefônica.

A plataforma consegue fazer uma clonagem de voz rápida com apenas 10 segundos de gravação da voz original. Ou uma versão mais profissional, a partir de 30 minutos de gravação em estúdio.

A solução de design de voz, por sua vez, permite a criação de uma voz artificial a partir de um prompt, ou seja, de uma descrição em palavras. Por exemplo, pode-se criar uma voz de “uma mulher de trinta anos, carioca, crescida na Zona Sul do Rio de Janeiro, que fala com muitas gírias e sotaque carregado, em um tom informal, simpático e alegre”.

Na solução de TTS, o protocolo mais recente da ElevenLabs, o V3, possibilita vincular emoções a trechos do texto. Assim, é possível alterar a entonação do narrador conforme o conteúdo lido. Pode-se pedir para ele rir após uma frase, ou sussurrar em outra parte, ou demonstrar surpresa em determinado momento etc.

Para conversas em tempo real, chama a atenção a baixa latência da solução, de apenas 70 ms, o que torna a conversa bastante natural.

Para o uso dos seus produtos, a ElevenLabs vende créditos através do seu site, que pagam pelos tokens utilizados, de acordo com o consumo de processamento em data centers.

Parceria

A Fortics é a primeira parceira oficial da ElevenLabs no Brasil. As soluções da companhia inglesa foram incluídas da plataforma omnichannel de bots da Fortics, a GOgenier.

“Temos algumas parcerias globais com outras empresas, mas no Brasil essa com a Fortics é a primeira. Queremos criar um ecossistema de parceiros de alta qualidade e que consigam distribuir nossa plataforma. É para ser ganha-ganha”, explica Santos.

Super Bots Experience

O country manager da ElevenLabs vai participar do painel de abertura do Super Bots Experience & Fórum de Autoatendimento Digital 2025. E também fará uma palestra sobre customização de voz e IA conversacional em chamadas telefônicas junto com o CTO da Fortics, Edison Figueira.

O evento, organizado por Mobile Time, acontecerá nos dias 21 e 22 de agosto, no WTC, em São Paulo. Mais informações estão disponíveis em www.botsexperience.com.br

A ilustração no alto foi produzida por Mobile Time com IA

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!

E siga o canal do Mobile Time no WhatsApp!