A cidade de Nova Iorque baniu o aplicativo TikTok (Android, iOS) dos dispositivos governamentais alegando questões de segurança, cancelando, inclusive, algumas contas administradas pelo poder público da cidade.

Os órgãos públicos da cidade devem remover o aplicativo em até 30 dias e os funcionários perderão o acesso ao TikTok e seu site ao serem acessados por dispositivos e redes da cidade.

As contas na rede social do prefeito Eric Adams, do Departamento de Saneamento e do Departamento de Parques e Recreação atualizaram suas biografias com a seguinte mensagem: “Esta conta foi operada por Nova Iorque até agosto de 2023. Não é mais monitorada”.

Relembre

O movimento para banir o TikTok nos Estados Unidos não é de hoje. A Câmara do estado de Montana aprovou a proibição da rede social da chinesa ByteDance em abril deste ano. Em contrapartida, o TikTok resolveu processar o estado norte-americano.

Vale lembrar ainda que, durante a gestão de Donald Trump, as empresas chinesas foram alvo de uma série de proibições. Com o TikTok não foi diferente. Em 2020, a rede social escapou da proibição de sua distribuição nas lojas de aplicativos. Dias depois, a medida foi bloqueada por um tribunal nos EUA e o país revogou medidas restritivas de Trump sobre o app e o WeChat.