A Mastercard anunciou o lançamento do primeiro cartão de banco biométrico que permite aos usuários fazer pagamentos em lojas usando sua impressão digital. Após testes bem-sucedidos na Noruega, a companhia disse que está pronta para começar a oferecer os cartões biométricos para bancos do Reino Unido — e diz que o cartão poderá estar na carteira dos correntistas no ano que vem.

Atualmente, os clientes dos bancos britânicos podem pagar compras de até 20 libras esterlinas com cartões de pagamento sem contato (contactless), mas são obrigados a inserir o PIN (número de identificação pessoal) de bens que custam mais. Isso, muitas vezes, faz o consumidor desistir da compra por não conseguir lembrar o seu pin.

Os novos cartões, que foram desenvolvidos em conjunto com a empresa norueguesa Zwipe e com elemento de segurança da Oberthur Technologies, permitirá aos usuários colocarem o polegar no leitor especial contido no cartão e movê-lo sobre o terminal contactless. O leitor de impressão digital do polegar estabelece que o titular do cartão quer fazer a compra — sem a necessidade de inserir o PIN — e pagar por itens de qualquer valor. O custo extra dos cartões, que não contêm uma bateria, será suportado pelo banco emissor. Mas a promessa de redução dos níveis de fraude pode ajudar a compensar o custo.

A solução lembra o Apple Pay, sistema de pagamento móvel da Apple no qual o iPhone faz o papel de cartão e a autenticação também é feita por impressão digital.