A Nokia anunciou nesta terça-feira, 17, a implantação de uma rede privativa móvel LTE para Kingston Freeport Terminal Limited (KFTL), que opera no porto de Kingston, Jamaica. A rede será implementada para atender casos de uso de 100 veículos conectados, como VMTs (terminais montados em veículos), guindastes e caminhões.

A rede também abastecerá 260 comunicadores de push-to-talk (PTT), 100 tablets e o sistema de operação do terminal (TOL) que tem importância estratégica. A KFTL atende navios em trânsito do mundo todo, em especial aqueles que passam pelo Canal Panamá.

No futuro, o terminal terá 1,3 mil dispositivos conectados à rede privativa.

Além de conectividade, o terminal da KFTL terá a plataforma de gestão e operação industrial e de redes privativas, Nokia MXIE, e de automação da rede em nuvem, Nokia DAC. Essas tecnologias e a rede privativa serão implementadas pela EGC Internacional, parceira da Nokia.

De acordo com o mapa de cobertura da nPERF, a região do porto de Kingston tem pouca conectividade LTE. Há um pequeno ponto de conexão 4G fornecido pela operadora Digicel, enquanto a Flow Mobile não tem qualquer tipo de conexão na região portuária.

Vale dizer, a Jamaica ainda não tem o 5G liberado.