Diego Puerta, líder da Dell no Brasil

O movimento de crescimento de vendas de PCs no Brasil durante a crise do novo coronavírus mostra, na visão da Dell, que os computadores pessoais conseguem oferecer mais produtividade em relação aos smartphones, que, por sua vez, trazem mais conectividade ao consumidor. Em conversa com a imprensa nesta terça-feira, 17, Diego Puerta, líder da Dell no Brasil, explicou que o enfrentamento entre PCs e smartphones acontece de acordo com o orçamento e a necessidade do consumidor.

Puerta deu como exemplo os dados de mercado (Gfk) que mostram que os PCs cresceram mais em vendas neste ano no Brasil ante os handsets, em especial no segmento de pequenas e médias empresas: “A ressignificação do PC mostrou que os consumidores perceberam o valor do investimento numa câmera, num ambiente melhor. Nós vimos de forma positiva a busca por equipamentos configuráveis”.

Em relação aos aumentos dos preços dos PCs, Puerta disse que mesmo com o câmbio alto, as vendas continuaram crescendo. Mas reconhece que, se estivesse mais baixo o preço médio dos computadores, venderiam mais. “A indústria é muito indexada ao câmbio. E todos os participantes de nossa indústria são obrigados a repassar o preço. Obviamente o consumidor sente, nós temos visto pela média das configurações, que caíram um pouco”, afirmou.