A maioria (92%) das empresas de médio e grande portes do Brasil tiveram que reinventar o seu modelo de negócios durante a pandemia do novo coronavírus, embora 45% delas estivessem preocupadas porque a transição não seria rápida o suficiente. Os dados são de um estudo bianual da Dell com a Intel sobre a adoção da transformação digital feita com executivos de 200 empresas brasileiras com mais de 250 funcionários entre julho e agosto deste ano.

“A pandemia acelerou a necessidade, transformou de forma definitiva e mexeu com a dinâmica das empresas. Obrigou as companhias a acelerarem na transformação digital”, disse Diego Puerta, líder da Dell no Brasil. “Vimos vários casos no mercado brasileiro. Os varejistas, por exemplo”, completou.

A pesquisa, que está em sua terceira edição, indica que 87,5% das empresas aceleraram pelo menos um projeto de transformação digital em 2020, mas, 42% avançaram com todos os projetos em seu cronograma. Dos cinco principais projetos de transformação, os executivos citaram trabalho remoto, experiência digital, proteção contra ataques, ampliação do escopo de negócios e transformação do desenvolvimento de aplicações, produtos e serviços no ambiente de trabalho.

Outra alteração observada pelo estudo realizado pela Dell foi na adoção do teletrabalho. Antes da pandemia, uma em quatro empresas permitiam que o funcionário fizesse o trabalho remoto. Com a Covid-19 isso passou para um a cada dois trabalhadores. Neste cenário, as firmas passaram a adotar mais a cultura ágil para aprimorar o trabalho, como hackatons (33%) e o conceito de fail-fast (32,5%).

Preocupações

Os executivos também compartilharam suas preocupações com suas operações durante a crise pandêmica. Um em quatro acreditam que suas empresas não sobreviverão nos próximos dois anos. Por outro lado, 67,5% acreditam que precisarão demitir e levarão anos até retomar à lucratividade. Outro tema de preocupação é o burnout (exaustão extrema) no quadro de funcionários ao tentar adaptar a estratégia de TI nesta época de distanciamento social e mudanças repentinas.