A Niantic prepara um rol de jogos móveis focados em realidade aumentada (AR) e 5G. Segundo Leonardo Wille, especialista de mercados emergentes da produtora de games, a ideia é que o 5G permitirá uma nova gama de jogos com gráficos pesados e mais jogadores, mas com experiência e tecnologia mais acessíveis.

“Estamos produzindo os primeiros jogos com tecnologia 5G. É o caso do Urban Legends. A tecnologia é baseada em baixa latência, sem lag, e a velocidade do 5G para levar todos os elementos de realidade aumentada”, disse durante o teste do game com a Claro.

“Essa é uma das primeiras experiências de multijogador em (AR). Estamos animados com o futuro. Nós (Niantic) queremos dar mais voz aos criadores de jogos ao redor do mundo por meio da nossa plataforma, Niantic Light, que será liberada até o final do ano e estará apta para criar games 5G”, completou.

Vale lembrar que a companhia ganhou notoriedade mundial com o lançamento do Pokémon Go, um jogo de realidade aumentada que chegou às lojas de apps em 2016.

Game com 5G

Wille revelou que o teste do Urban Legends com a operadora é a terceira no mundo. Antes, a companhia demonstrou o game com 5G na MWC 2021 na Espanha e depois em outra prova nos Estados Unidos.

“O Urban Legends surgiu para mostrar como o 5G pode abrir novas possibilidades. Ele traz uma experiência cooperativa, realidade aumentada e a possibilidade de jogar no mundo real. Fazia sentindo juntar o AR e o 5G das operadoras. Isso é apenas uma pequena prova do que está por vir”, afirmou Wille.

“Em termos de desenvolvimento de jogos, o 5G aproxima a Niantic de sua visão do futuro: o real, o cooperativo e a AR, como vimos no Pokémon Go e suas experiências comunitárias. O 5G quebra essa primeira barreira”, concluiu o executivo.

Além de Claro e Niantic, Ericsson também colaborou com a prova do game em 5G standalone (SA).