Os assinantes do jornal O Globo para iPad tiveram uma surpresa nesta terça-feira, 17. As duas fotos principais da primeira página foram substituídas por uma galeria de imagens e por um vídeo. Tudo feito dentro da diagramação tradicional do jornal, exatamente igual àquela em papel. Se na versão impressa havia uma foto sobre a decisão do STJD a respeito do rebaixamento da Portuguesa, no iPad ela foi substituída por uma galeria com várias imagens do julgamento, que podiam ser trocadas arrastando o dedo para o lado. E a foto da remoção dos indígenas no antigo museu do Índio, no Rio de Janeiro, que aparece na primeira página do jornal impresso, por sua vez, foi trocada por um vídeo da ação da polícia. Na prática, é como se a versão para tablet se tornasse uma coisa híbrida, com a diagramação tradicional do papel e o conteúdo multimídia do site.

Análise

Até então, a versão do Globo para iPad era um espelho do jornal impresso, mas em formato digital. A interface multimídia estava limitada a alguns anúncios especiais, presentes apenas no iPad, mas não interagia com o conteúdo jornalístico. A novidade apresentada nesta terça revela uma modificação no aproveitamento do conteúdo produzido pelos repórteres e fotógrafos da redação. Galerias de fotos e vídeos antes ficavam restritos ao site do jornal. Agora, pelo visto, passarão a fazer parte do conteúdo da versão para iPad.

Vale lembrar que o grupo tem um vespertino chamado O Globo a Mais, disponível apenas para tablets, com diagramação moderna e mais apropriada para essa interface.