Para iniciar o processo de compra, o consumidor precisa dizer “Alexa, falar com Domino’s” ou “Ok Google, falar com Domino’s”. A empresa convidou a cantora Jojo Todynho para gravar a voz que conduz a conversa para a compra da pizza. Seguindo um diálogo bem-humorado, ela pede que o comprador informe seu nome, CEP, número da casa e complemento. Depois, é a hora de escolher a pizza: por enquanto está sendo vendidos apenas os sabores calabresa, pepperoni e frango com requeijão, todas no tamanho grande. Também é possível escolher uma sobremesa entre duas disponíveis. Antes de encerrar o pedido, o assistente de voz confirma todos os dados anotados. O pedido é distribuído para a unidade mais próxima da Domino’s. O pagamento é feito diretamente ao entregador.

A domino’s criou uma página na web para ensinar o passo a passo.

Análise

Este é um dos primeiros casos de “voice commerce” no Brasil. Uma outra iniciativa com esse tipo de interface foi feita pela Danone, com a venda de galões de água em São Paulo.

Um dos principais desafios do comércio em assistentes de voz é simplificar o roteiro do pedido, para que seja mais prático do que abrir um app. Outro desafio é conseguir incluir um meio de pagamento ao canal, o que requer também algum tipo de autenticação segura.