A Ericsson volta a processar a Apple por patentes. A fornecedora de equipamentos está processando a empresa de Cupertino, Califórnia, por continuar a usar as patentes de 5G da fabricante sueca em seu iPhone depois que o contrato de licença expirou.

Segundo o site IAM Media, duas ações judiciais foram movidas pela Ericsson e juntas cobrem um total de 12 patentes diferentes. Os processos ocorrem depois que negociações prolongadas com a Apple não foram concluídas antes que o acordo de licenciamento anterior da empresa expirasse.

Ambas as empresas já se processaram nos Estados Unidos quando as negociações falharam sobre a renovação de um contrato de licenciamento de sete anos para patentes de telecomunicações iniciadas em 2015. A Ericsson processou primeiro em outubro daquele ano, alegando que a Apple estava tentando reduzir indevidamente as taxas de royalties. A fabricante do iPhone entrou com uma ação em dezembro.

Vale lembrar que em maio de 2021 a Ericsson assinou acordo com a Samsung de licenças e patentes após vários meses de batalhas judiciais.