MIcrosoft; Activision Blizzard

A Microsoft anunciou nesta terça-feira, 18, os planos para a aquisição da Activision Blizzard, empresa líder em desenvolvimento de games e conteúdo de entretenimento interativo, por US$ 68,7 bilhões ou US$ 95 por ação. De acordo com a empresa, a aquisição vai acelerar o crescimento do segmento de jogos da Microsoft em dispositivos móveis, PC, console (Xbox) e nuvem e contribuirá para a construção de seu espaço no metaverso.

Quando a transação for concluída, a Microsoft se tornará a terceira maior empresa de jogos do mundo em receita, atrás da Tencent e da Sony. A aquisição planejada inclui franquias icônicas dos estúdios Activision, Blizzard e King, como Warcraft, Diablo, Overwatch, Call of Duty e Candy Crush, além de atividades globais de eSports através da Major League Gaming. A empresa tem estúdios em todo o mundo com cerca de 10 mil funcionários.

Bobby Kotick continuará atuando como CEO da Activision Blizzard. Ele e sua equipe continuarão atuando para acelerar o crescimento dos negócios. Assim que o acordo for fechado, o negócio da Activision Blizzard se reportará a Phil Spencer, CEO da Microsoft Gaming.

No comunicado, Satya Nadella, chairman e CEO da Microsoft, explica que os jogos desempenharão um papel fundamental no desenvolvimento de plataformas metaverso.

Mobile

A aquisição não quer apenas incrementar ainda mais o console Xbox e a nuvem, mas também os jogos em dispositivos móveis, onde estão 95% de todos os jogadores em todo o mundo, de acordo com a própria Microsoft. A ideia é que esses jogadores entrem em contato com as franquias, como Halo, Warcraft. E, jogos como Candy Crush, o negócio móvel da Activision Blizzard representa uma presença e uma oportunidade para a Microsoft no segmento móvel.

A transação está sujeita às condições habituais de fechamento e conclusão da revisão regulatória e aprovação dos acionistas da Activision Blizzard. Espera-se que o acordo seja concluído no ano fiscal de 2023 e será um acréscimo aos ganhos não GAAP por ação no fechamento. A transação foi aprovada pelos conselhos de administração da Microsoft e da Activision Blizzard.