O CEO da Claro, Paulo César Teixeira, afirmou que o desligamento das redes 2G e 3G tem que ter uma transição bem-feita. Sem discorrer muito devido à consulta pública que está em curso na Anatel, o executivo da operadora explicou que apesar de serem redes antigas, há consumidores que ainda as utilizam e, por isso, não podem ser desconectadas repentinamente.

Mesmo com os custos de manutenção do 2G, 3G, Teixeira explicou em conversa com os veículos especializados nesta quinta-feira, 18, que a lógica da empresa é investir mais em 5G devido à “eficiência espectral” e à possibilidade de oferta de “serviços”.

O CEO da Claro afirmou que neste ano a companhia vai concentrar mais seus investimentos no 5G, pois começa a ver que a curva de adoção é mais rápida que no 4G e no 3G: “90% do nosso investimento em 2023 será em 5G”, relatou. Atualmente 30% do tráfego da operadora em São Paulo já acontece em 5G, embora apenas 15% dos clientes na cidade tenham aparelho com essa tecnologia.

Imagem principal: Gustavo Assunção, VP da Samsung, e Paulo César Teixeira, CEO da Claro (crédito: Henrique Medeiros/Mobile Time)