Está sendo lançado no Brasil nesta terça-feira, 18, o aplicativo Vamo, que promete facilitar a compra e venda de ingressos e entradas para eventos por meio de dispositivos móveis. O serviço atua como um intermediador nas transações, conectando o usuário por meio de login do Facebook à casa de show. O app ainda utiliza o recurso de GPS do smartphone para indicar eventos próximos do usuário.

A empresa, uma start-up brasileira batizada com o mesmo nome do programa, diz que o app usa o histórico de compras para aprender as preferências do usuário, fazendo melhores sugestões no futuro. As informações de pagamento, realizado com cartão de crédito, ficam hospedadas na nuvem. A companhia diz ter certificado nível 1 do padrão de segurança da indústria de cartões de pagamento, PCI-DSS.

Entretanto, não é necessário possuir conexão para acessar o evento. Ao completar a transação, o ingresso é salvo no próprio aparelho, em formato de QR Code. O organizador do evento também não precisa da conexão, desde que tenha sincronizado a lista de clientes que adquiriram a entrada antes. Segundo a Vamo, os usuários que utilizarem o serviço terão uma entrada exclusiva para o acesso aos eventos.

O projeto do aplicativo Vamo consumiu R$ 5 milhões e é de autoria do CEO da empresa, o norte-americano John Abbot, ex-JP Morgan. Entre os acionistas está o ex-COO da PayPal, David Sacks.