A impressão, distribuição e venda de ingressos costuma ser uma dor de cabeça para organizadores de eventos. Isso sem falar no risco de fraude e de cambismo que sempre envolve ingressos impressos. Foi pensando em facilitar a vida de produtores de eventos e do público em geral que a brasileira Paguemob criou o Vamo, um app para venda e validação de ingressos via smartphones. No ar desde fevereiro, o Vamo já foi experimentado por mais de 1 mil eventos, a maioria no Sul e no Sudeste do País. A projeção da empresa é movimentar R$ 200 milhões ao ano em valor de ingressos em 2017.

Por meio do site da plataforma, qualquer produtor pode incluir seu evento para venda de ingressos através do app, informando nome, data, local, descrição e fotos. Pode-se definir diferentes tipos de ingressos (pista, camarote, VIP etc) e lotes.  Pelo serviço é cobrada do organizador uma taxa que varia entre 8% e 10% do valor da entrada, dependendo do porte do evento. Nela já está incluído o custo da transação com cartão de crédito.

No app, disponível para Android e iOS, o público pode navegar pelos eventos que acontecerão nas próximas semanas nas suas cercanias. O Vamo apresenta opções de acordo com a localização do usuário. A compra do ingresso é feita com cartão de crédito dentro do app. Basta cadastrar os dados uma única vez. O ingresso é armazenado no celular na forma de um QR Code.

Existe uma versão do app em Android e iOS voltada para o organizador do evento. Nela, fica armazenada a lista com nomes e fotos de todas as pessoas que compraram ingressos. Através desse app é feita a leitura dos QR codes do público na entrada do evento. Não é preciso ter conexão de rede no local, pois os dados podem ser baixados antes e armazenados no smartphone do organizador. "A operação de porta é mais simples: não tem papel, é tudo digital. A fila fica menor e a experiência, melhor. Além disso, diminui o risco de fraude, pois tem validação com a foto do Facebook do comprador do ingresso", explica John Abbott, CEO e co-fundador da Paguemob.

O foco inicial são eventos de pequeno e médio porte. Uma equipe comercial da empresa está se aproximando de produtores em várias cidades do Brasil. Eventos de grande porte serão procurados em uma segunda fase, depois que a operação ganhar mais força.

História

O Vamo nasceu como um produto da Paguemob, que é uma solução de pagamento remoto com cartão de crédito através de um app para smartphone. Os fundadores da Paguemob conseguiram aporte de R$ 4,5 milhões de investidores-anjo, muitos deles estrangeiros, e criaram um gateway de pagamento próprio. Durante os testes, ficaram surpresos com a quantidade de jovens na faixa de 20 a 25 anos que se interessaram pelo produto. "Fizemos testes em faculdades e aí apareceram alguns grupos de estudantes querendo usar para vender ingressos para seus eventos. Realizamos um piloto em outubro em um evento da ESPM que foi muito bem sucedido. Então decidimos estudar esse segmento e criar o Vamo", relata Abbott. Agora, a empresa está concentrada na divulgação do Vamo, mais do que na do Paguemob em si, explica o executivo.