| Publicada no Teletime | O Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos (GRU Airport) será o primeiro do mundo a adotar padrão de roaming aberto (open roaming) promovido pela Wireless Broadband Alliance (WBA), anunciou a entidade nesta terça-feira, 18.

Habilitada a partir de rede em Wi-Fi 6, a funcionalidade estará disponível para passageiros, funcionários e lojistas do Terminal 3 do aeroporto paulista. A proposta do open roaming é que usuários finais se conectem automaticamente a qualquer rede Wi-Fi gerenciada por empresas apoiadoras do padrão, sem necessidade de diferentes login e credenciais.

“Em vez de registrar novamente ou inserir de novo as credenciais de login, os usuários do GRU desfrutarão da conveniência do acesso instantâneo à rede combinado com a segurança de nível empresarial”, prometeu a WBA. O login “mais suave” deve aprimorar a experiência de clientes em lojas e a atuação de equipes de backoffice.

Fornecedores

Em Guarulhos, a infraestrutura será baseada em roteadores, pontos de acesso e switches da Cisco, enquanto a rede será gerenciada pela Boingo. O serviço estará disponível para usuários com smartphones de alto desempenho da linha Galaxy (da Samsung) equipados com chipset Wi-Fi 6 da Broadcom.

O aeroporto já contava com rede baseada em Wi-Fi 6 desde outubro do ano passado, em iniciativa também ao lado da Boingo.