O mundo da tecnologia está entrando na era do “AI first”. Nela, os aplicativos de mensageria serão protagonistas, fazendo o papel que os apps tiveram na era do “mobile first” e os sites, na “web first”. Essa é a opinião de Roberto Oliveira, CEO da Take Blip, que participou nesta quarta-feira, 18, do Blip ID, seminário organizado pela companhia em São Paulo.

Oliveira destacou a estratégia de Apple, Google e Meta em mensageria de negócios, ou business messaging, como uma confirmação dessa tendência. A expectativa é que aplicativos de mensageria serão as novas plataformas onde serviços digitais diversos serão prestados na era do “AI First”.

Nessa nova fase, empresas que desenvolvem soluções de atendimento automatizado e comércio conversacional precisam incluir também ferramentas de análise de dados com IA, como monitoramento de redes sociais. Esse foi, aliás, um movimento recente da Take Blip ao comprar a empresa mineira Stilingue, especializada em monitoramento automatizado de redes sociais em português brasileiro. Presente no mesmo evento, o CEO da Stilingue, Rodrigo Helcer, explicou o funcionamento da sua plataforma da seguinte forma: em vez de analisar apenas uma árvore, a solução da Stilingue permite analisar a floresta inteira.

O editor do Mobile Time, Fernando Paiva, moderou o painel de abertura do Blip ID com as participações de Oliveira e Helcer.