A Take Blip anunciou a aquisição da Stilingue, uma companhia brasileira que desenvolveu uma plataforma de inteligência artificial para monitoramento de canais digitais em português, com análise de dados em tempo real. O valor do negócio não foi revelado. Vale lembrar que em 2020 a Take Blip recebeu aporte de US$ 100 milhões do fundo norte-americano Warburg Pincus.

Em seu site, a Stilingue descreve a sua plataforma como sendo “a única plataforma de social listening com IA desenvolvida especialmente para compreender o português brasileiro”. A solução da Stilingue ajuda as empresas a identificar tendências e padrões de comportamento entre os consumidores de uma marca, facilitando também a compreensão de picos e quedas de audiência nos diferentes canais.

A Take Blip tem 1,1 mil funcionários e a Stilingue, 200. Ambas são sediadas em Minas Gerais, mas inicialmente manterão suas operações separadas. Somadas, Take Blip a Stilingue esperam ter uma receita anual recorrente (ARR, na sigla em inglês) de R$ 600 milhões em 2022. A Take Blip registrou um tráfego de mais de 30 bilhões de mensagens no ano passado. 

Análise

Os produtos de Take Blip e Stilingue são complementares. Enquanto a primeira tem uma plataforma de gerenciamento de contatos inteligentes em múltiplos canais, com a possibilidade de construção de chatbots e conexão com diversas APIs, a segunda agrega inteligência artificial para análise das interações e produção de insights. Ou seja, a plataforma da Stilingue pode ser um serviço de valor agregado a ser oferecido para as 2,5 mil empresas que usam a plataforma da Take Blip.

A aquisição é mais um capítulo no intenso processo de consolidação do mercado brasileiro de chatbots e IA nos últimos três anos. Os players de maior porte estão comprando os menores especialmente para complementar seus portfólios de produtos e também para crescer de forma inorgânica, capitalizados por aportes de fundos estrangeiros, como a Take Blip, ou IPOs, como a Zenvia.