A Take Blip, empresa brasileira do mercado de chatbots e inteligência artificial, agora se chama Blip. Sua logomarca também foi alterada, passando a utilizar uma fonte sem serifa e uma tipografia licenciada exclusiva. Além disso, seu mascote, o Blippinho, foi reformulado. E os colaboradores da empresa, até então conhecidos como “Take.seres” passam a ser chamados de “Blippers”. O processo de rebranding foi conduzido pela consultoria Interbrand.

Análise

A Blip nasceu há mais de 20 anos. No começo dos anos 2000, operava com o nome de Takenet e fez história no mercado brasileiro de conteúdo móvel vendendo ringtones monofônicos e polifônicos. Junto com a evolução dos celulares e com a transformação do mercado de conteúdo móvel, a companhia desenvolveu novas soluções, como o SMS a cobrar e, mais tarde, uma plataforma de chatbots, que prefere chamar de “contatos inteligentes”. 

Ao longo desse caminho, foi adaptando seu nome. Primeiramente simplificou a antiga marca, mudando de Takenet para Take. Depois, com a atuação em chatbots, passou a ser Take Blip. O novo nome faz alusão ao som de recebimento de mensagens e é praticamente universal. Além disso, Blip é o nome da sua plataforma de desenvolvimento de chatbots.

A nova mudança, agora para Blip, consolida o processo de transição da companhia, do antigo mercado de ringtones para o de robôs de conversação. E pode auxiliar em seu processo de internacionalização, liderado pela recém-entrada no mercado mexicano.

A Blip tem 3,5 mil clientes, incluindo XP Investimentos, WeWork, Dell, GM, Itaú Unibanco, Coca-Cola, Fiat e Claro. No ano passado alcançou o patamar de R$ 650 milhões de ARR (receita recorrente anual), após seu resultado financeiro crescer 90%. 

A empresa já recebeu um total de US$ 170 milhões em dois aportes do fundo norte-americano Warburg Pincus. E em 2022 adquiriu a startup brasileira de IA STILINGUE.

O CEO da Blip, Roberto Oliveira, vai participar do painel de abertura do 9º Super Bots Experience, evento que acontecerá nos dias 1 e 2 de agosto, no WTC, em São Paulo. A programação e mais informações estão disponíveis em www.botsexperience.com.br