As soluções de pagamentos em mensageria têm avançado em quesitos como experiência, mas ainda precisa de um reforço em privacidade. Durante o evento MEF Connects LATAM desta quarta-feira, 18, executivos do segmento de mensageria citaram o avanço desses serviços  com pagamento integrado.

“Estamos testemunhando uma mudança fundamental na economia, guiada pela privacidade. Hoje, 10% da população mundial é coberta por regulação de privacidade. Em 2023 serão 65%. Isso significa que o usuário terá o controle do dado; e o comerciante precisa entender que para ter sucesso na integração do pagamento com mensageria é preciso investir na experiência do usuário. Mas isso só acontece com dados”, disse Michael Becker, CEO da Identity Praxis, sem citar fonte.

Becker afirmou que as empresas precisam pensar no tripé de “privacidade, segurança e compliance” para usar os dados do consumidor e transformá-lo em um “indivíduo soberano”, com ofertas customizadas em tempo real. As companhias que trabalharem isso vão se diferenciar dos demais e terão mais confiança do consumidor, e, eventualmente, maior share financeiro.

Consumidores

Por sua vez, Sean Whithey, vice-presidente de venda da Mitto, afirmou que, ao mesmo tempo, os consumidores querem usar mais as plataformas mundiais no digital. Em uma pesquisa feita recentemente por sua empresa com usuários brasileiros, 60% disseram que utilizam OTTs ou outros aplicativos de conversa com mais frequência a partir da pandemia do novo coronavírus (Sars-Cov 2). Ao ampliar e analisar respostas globais, 50% dos usuários esperam ver mais as marcas engajadas nesses canais, em comparação ao período pré-pandemia.

“Nós falamos de experiência consistente de marca hoje em dia. Mas, essas companhias também precisam pensar naquilo que é mais cômodo para o consumidor. Do nosso ponto vista (Mitto), vimos um aumento da demanda e pedidos para avançar com casos de uso (de pagamento e mensageria) nesses canais”, afirmou Whithey, ao lembrar que o WeChat faz isso há bastante tempo.

Desenvolvimento

Ramy Riad, vice-presidente de future messaging na imimobile, explicou que esse tipo de experiência pôde ser vista no ABC com integração com Apple Pay e mais recentemente nos avanços do WhatsApp Pay no Brasil. Mas ressalta que é importante para empresas que entraram na jornada de pagamentos via mensageria unir as áreas de negócios e TI para alinhar as expectativas.

“A jornada conectada do consumidor é extremamente importante. Vimos em estudos recentes do MEF que em qualquer ponto de fricção, o cliente abandona a compra”, relatou Riad. “O ponto principal aqui é juntar as áreas de tecnologia e mercado da empresa para desenhar essa jornada. Não basta apenas implementar o WhatsApp, Telegram ou ABC. É preciso desenhar e trabalhar as engenharias para implementar bem”, completou.