Um novo produto de segurança começa a ganhar força na América Latina para combater fraudes bancárias. É o chamado “SIM Swap Check”, que consiste na verificação se um determinado número celular trocou de SIMcard recentemente, o que pode ser um indício de fraude de subscrição. 

Com base em dados pessoais obtidos através de phishing ou outros meios de engenharia social, criminosos conseguem se passar pelas vítimas e roubar seus números telefônicos em lojas de operadoras. Quando o novo SIMcard é ativado, o bandido instala aplicativos financeiros e tentar entrar nas contas da vítima. Alguns apps oferecem solução de comprovação de identidade através do envio de senha por SMS para um número cadastrado. Como o criminoso está temporariamente controlando o número da vítima, ele recebe o token por SMS e acessa o banco.

Com o “SIM swap check”, os bancos verificam com as teles, em tempo real, se um determinado número telefônico trocou de SIMcard nas últimas 12 horas ou 24 horas. Em caso positivo, pode tomar medidas de prevenção, como exigir outras formas de autenticação para validar uma transação ou simplesmente bloqueá-la. 

Um dos fornecedores de “SIM swap check” é a Infobip, que faz o meio de campo entre bancos e operadoras, por ter vários contratos com ambos, especialmente para o disparo de SMS A2P. O conceito de SIM swap check foi apresentado nesta quarta-feira, 18, durante painel do MEF Connects Latam, evento online organizado pelo MEF.