[Matéria atualizada em 22/08/2022, às 11h05, para inserir informações da TIM], Até o momento não há data para ativar o 5G em mais capitais do Norte e Nordeste, informou Moisés Moreira, presidente do Grupo de Acompanhamento de Interferências da faixa de 3,5 GHz (Gaispi) e conselheiro da Anatel. As 15 capitais que faltam tiveram o prazo de limpeza do espectro prorrogado por até 60 dias, com previsão de encerramento desse trabalho para até 28 de outubro. E as operadoras têm mais 30 dias após esse prazo para a ativação do sinal, podendo ser feita até 27 de novembro. São elas: Campo Grande e Cuiabá, na região Centro-Oeste do País; Porto Velho, Rio Branco, Macapá, Boa Vista, Manaus e Belém, no Norte, e Recife, Fortaleza, Natal, Aracaju, Maceió, Teresina e São Luís no Nordeste.

Do Nordeste, somente João Pessoa e Salvador tiveram o 5G ligado. E no Centro-Oeste, Brasília e Goiânia. No Norte, até o momento, nenhuma capital. Juntam-se a essas cidades Porto Alegre, Curitiba, São Paulo e Belo Horizonte que já possuem a rede de quinta geração móvel ativada.

Durante reunião extraordinária do Gaispi, que aconteceu nesta quinta-feira, 18, os conselheiros aprovaram, conforme antecipado na quarta, a liberação da faixa 3,5 GHz para as capitais Florianópolis, Palmas, Rio de Janeiro e Vitória. Com isso, as operadoras têm a permissão para ativar o 5G nessas cidades a partir de segunda-feira, 22. Em todas as capitais Claro, TIM e Vivo estão com um número de estações radiobase (ERBs) 5G instaladas acima do mínimo exigido pela agência.

No Rio de Janeiro, as operadoras pediram 723 licenciamentos de ERBs, 287% a mais que o mínimo estipulado de 252 (ou 84 para cada operadora).

Em Florianópolis, as operadoras solicitaram 43 pedidos de licenciamento, 239% a mais que o mínimo de 18 ERBs (ou seis por operadora) exigido pelo edital da Anatel.

Em Palmas, Claro, TIM e Vivo solicitaram 21 licenciamentos, 175% a mais do mínimo que o mínimo de 12 (quatro para cada empresa).

Por fim, em Vitória, as empresas solicitaram 29 pedidos, 193% a mais que o mínimo exigido de 15 ERBs (cinco para cada operadora).

Segundo o conselheiro Vinícius Caram, as estações radiobase aceitam tanto o modelo standalone (SA) – exigido pelo edital – quanto o non-standalone (NSA), que poderá ser degustado nesta primeira etapa de ligação pelos consumidores que tiverem dispositivos 5G.

Essas capitais que tiveram permissão da ligação do 5G para a próxima segunda-feira possuem um total de 4.516 estações radiobase 4G. Florianópolis conta com 335; Rio de Janeiro, 3.865; Palmas, 114; e Vitória, 202.

As operadoras

As operadoras Claro e Vivo comunicaram a este noticiário que estão aptas para ativar o 5G na frequência 3,5 GHz em Florianópolis, Rio de Janeiro, Palmas e Vitória na próxima segunda.

A Vivo informou que “está pronta para ativar caso haja viabilidade de liberação das radiofrequências”. Já a Claro, “está com a estrutura pronta para ativar a rede 5G+ […] só aguarda a liberação de uso do espectro pela Anatel e Gaispi, programada para o início da semana”.

A TIM também informou que está preparada para iniciar a operação comercial da rede 5G SA (standalone) e lembrou que clientes  da operadora não precisam trocar o chip, sendo necessário apenas ter um smartphone compatível com a nova tecnologia.

PACs

A Anatel também comunicou que foram abertos PACs para todas as operadoras. A ideia é acompanhar o andamento das ativações e verificar se as operadoras estão cumprindo os compromissos exigidos pelo edital de 5G.

Vale dizer que, até o momento, nenhuma operadora está cobrando separadamente pelo acesso 5G e pouco se sabe sobre as estratégias das operadoras a respeito da rede de quinta geração móvel. A Claro lançou na última quarta-feira, 18, um novo portfólio que traz maiores franquias de dados móveis para navegação pensando no 5G.