A ABBC (Associação Brasileira de Bancos) recebe mais três instituições financeiras em seu consórcio para participar dos testes com a moeda digital desenvolvida pelo Banco Central, o Drex. Stone, Agibank e Efi se juntam a outras dez empresas que participam do grupo. Todas foram aprovadas pelo Comitê Executivo Gestor do BC para participar dos testes.

O Consórcio ABBC é formado por: Banco Ribeirão Preto (BRP), ABC Brasil, BMG, BOCOM BBM, BBC, Banrisul, BS2, Pan, Conglomerado Original e PagBank. Há também a participação das empresas BBChain, Microsoft e BIP.

Os participantes, de médio e pequeno porte e diversos em seus segmentos, pretendem testar a confiabilidade de diferentes ativos para o Drex, como tokenização, recebíveis, commodities agrícolas, minérios, gado, carros e pagamentos offline, além de fidelização, BNPL (Buy Now, Pay Later), nano e microcrédito.

O Banco Central exige que se faça uma série de testes. Entre eles, de transações com Drex entre contas de reserva bancária; transação do depósito tokenizado do Real Digital entre clientes simulados; compra e venda de Título Público Federal (TPF) na rede DLT do Real Digital; emissão e “queima” de Moeda Digital Tokenizada; e habilitação de transações na modalidade DvP.