A VR, empresa conhecida pelas suas soluções de gestão de benefícios, vai lançar no quarto trimestre uma conta digital integrada ao seu app (Android, iOS).

Através dessa conta digital, a VR vai entregar produtos financeiros. O primeiro deles será o adiantamento salarial. Outros tipos de empréstimo, como o saque aniversário do FGTS e consignado privado, também poderão ser vendidos através da nova conta digital.

O produto está em testes neste momento pelos próprios funcionários da VR. A instituição financeira por trás da conta digital é o banco VR, controlado pelo mesmo grupo.

Hoje, os portadores do cartão de benefícios da VR recebem de seus empregadores valores mensais para o uso em categorias específicas de produtos ou serviços, como refeição, alimentação, home office e mobilidade, por exemplo. O dinheiro fica compartimentado e só pode ser gasto para a finalidade à qual se destina. Os pagamentos podem ser feitos com o cartão de plástico da VR ou usando o celular com o app instalado, por aproximação.

O dinheiro na conta digital, entretanto, será liberado para qualquer uso pois não estará vinculado a um benefício específico.

Importante comentar que a VR já oferece empréstimos hoje em dia, como o saque aniversário do FGTS, mas o dinheiro é enviado para uma conta bancária indicada pela pessoa em outra instituição financeira.

Superapp da VR

A VR conta hoje com 4 milhões de pessoas na sua base de usuários, de 120 mil empresas diferentes – a maioria são PMEs com até 40 funcionários. Desse total, 3,5 milhões acessam o aplicativo pelo menos uma vez por mês. A média é de 21 acessos mensais por usuário.

A VR encara seu aplicativo como um superapp de benefícios e outros serviços relacionados ao dia a dia do trabalhador e de gestores de recursos humanos, como gestão dos benefícios, ponto eletrônico, visualização de holerite etc. Além disso, o app tem um shopping com diversos parceiros e um cardápio de serviços financeiros. Os gestores contam ainda com um painel próprio, aonde acompanham os dados do seus empregados, aprovam faltas, verificam a escala da semana etc. Uma funcionalidade de gestão de despesas está sendo preparada e deve ser lançada no ano que vem.

O app é construído com arquitetura de microsserviços, totalmente segmentados. “São miniapps e os times de desenvolvimento trabalham de forma independente. A cada 15 dias lançamos uma atualização do app com novas features”, relata Cassio Carvalho, diretor-executivo de negócios pessoa física da VR, em conversa com Mobile Time.

O layout é personalizado: cada usuário enxerga somente os serviços para os quais têm acesso liberado pelo seu RH. É usada IA para recomendações personalizadas. E existe um assistente virtual dentro do app para tirar dúvidas que em breve ganhará uma nova versão com IA generativa.

vr

Cassio Carvalho, da VR (crédito: Cauê Diniz)

Super Bots Experience

Cassio Carvalho vai participar do painel de debate “Super App, múltiplos apps ou appless: qual o melhor caminho?”, durante o Super Bots Experience & Forum de Autoatendimento Digital 2025, evento que acontecerá nos dias 21 e 22 de agosto, no WTC, em São Paulo, com organização do Mobile Time. Mais informações e a agenda completa estão disponíveis em www.botsexperience.com.br

A ilustração no alto foi produzida por Mobile Time com IA

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!

E siga o canal do Mobile Time no WhatsApp!